segunda-feira, 1 de junho de 2009

Gol de placa em Piraquara PR



O Projeto Esporte e Cidadania, localizado na Estrada da Nova Tirol 1.350, no município de Piraquara, acolhem aproximadamente 30 crianças e tem o objetivo de prevenir garotos de até 16 anos do mundo das drogas e auxiliar na formação do futuro cidadão. Os treinos acontecem as terças e quintas-feiras em um campo de futebol cedido pela Viação Piraquara e são coordenados pelo sargento da reserva Rodrigo Maia, que às vezes tira dinheiro do próprio bolso para não deixar a ideia morrer.

Antes dos treinos, Maia orienta as crianças sobre a importância de praticar esportes. Durante a conversa com as crianças o sargento tira todas as dúvidas possíveis que os garotos tenham de como se tornar um cidadão de bem. O projeto não tem fins lucrativos, não recebe incentivo de políticos e sobrevive de doações feitas pela comunidade. O custo mensal gira em torno de R$500 que são investidos em compra de bolas, uniformes, redes, água e transporte para jogos fora da cidade de Piraquara.

Para o jovem Rafael Diogo, de 13 anos que está há dois anos no projeto, essa é uma forma de apreender a viver de forma correta, sem se envolver com coisas erradas no mundo das drogas. Isso é minha vida, se um dia acabar não sei o que vou fazer.

Guilherme de Oliveira, de 9 anos, está há um ano no projeto, disse que o aprendizado é uma lição de vida e leva para sua casa para compartilhar com seus dois irmãos e com outros colegas da rua.

O coordenador do projeto e também treinador do time, Maia, disse que para o projeto sobreviver é preciso que alguém possa se interessar em ajudá-lo, pois ultimamente a despesa tem sido grande.

Wagner de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário